A LIMUSINE DA VEMAG

DKW Fissore Limousine
O carro espichou e virou um Fissore Limousine…e segundo o brother Ricardinho, que tem a mais linda Puma DKW, e acredito ser a última que saiu do forno, disse…
“mas uma vez fizeram um motor 4 cilindros na Vemag, com bloco especial fundindo na Sofunge que depois de acertado, fazia o Fissore andar como Malzoni. Triste é que só fizeram um motor destes, que vi pessoalmente e parece que não existe mais”.
“O motor foi farra do departamento de protótipos da Vemag. O Lettry e o Teixeira resolveram fazer o motor. Tinha dois carburadores Solex originais do DKW. A ignição, foi feita com um sensor na polia, que agora não me recordo se era magnético ou de outro tipo. O único lugar que cabia era no Fissore e assim eles montaram e no início, não andava nada. Depois de algum trabalho, acertaram o escapamento, muito importante nos dois tempos, e o motor virou uma fera. Quem guiou o carro na época, na serra da Anchieta, falou que parecia um carro de corrida. Também, apesar do peso do Fissore, o motor devia ter uns 75 HP (chute meu!), muito mais do que os 56HP usuais dos motores S. A última vez que vi o motor estava jogado num canto de uma oficina em Pinheiros. Mas isto há uns bons 10 ou 15 anos atrás”.

Vamos lá então, a busca do danado…valeu Ricardinho!
(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

10 comentários em “A LIMUSINE DA VEMAG

  • 2 de agosto de 2010 em 19:40
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    Grande Saloma
    Faltou vc no Velopark.
    Conheci um dos maiores gentlemans que ja vi.
    “PAULO TREVISAN”
    Grande abraço
    Fernando Daier

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  • 2 de agosto de 2010 em 22:46
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    Fernando…meu caro se contar pra vc que não fui, porque não tinha vôo de volta vc acreditaria. Tentei fazer umas interligações malucas, entre avião e ônibus ou alugar um carro, mas de última hora só mesmo, dor de dente e dor de barriga! Mas fiquei acompanhando pelo site do Velopark e vi que a pista muito interessante. Gostaria muito de tocar meu Okrasinha por lá…faria um racha bacana com o #96. abs

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  • 7 de agosto de 2010 em 01:28
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    Já ouvi comentários de que esse motor DKW 4 cilindros tinha sido feito a partir de dos blocos, cada qual com um de seus cilindros cortados e posteriormente soldados. – Quanto ao virabrequim não tinha maiores problemas por ele ser fabricado em partes. – Certa vez perguntei ao Lettry sobre esse motor e ele desconversou, dizendo que não havia participado do projeto e não deu maiores detalhes. – Consta também que esse Fissore teria percorrido todo o Brasil nas mãos de um inspetor da Vemag visitando revendas.

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  • 7 de agosto de 2010 em 11:52
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    Maravilha de informação Eurico…

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  • 7 de agosto de 2010 em 20:28
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    Mestre Saloma
    Por favor mais disto!!!! O Lusinha Gomes deve estar babando numa hora desta !! ( A propósito ele viu ? )
    Principalmente que o experimento foi da própria Vemag , pelo que entendi, certo ?

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  • 7 de agosto de 2010 em 21:06
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    Foi e como falou o Ricardinho, foi uma aventura dos cabras lá de dentro. Agora estamos atrás do paradeiro do motor ou o que restou…abs

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  • 7 de agosto de 2010 em 22:14
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    Sim Fernando. – O projeto nasceu dentro da Vemag. – Talvez o Crispim possa ter participado. – Alguém perguntaria a ele? – Vou procurar o Henrique Iwers e ver se ele tem alguma informação.

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  • 11 de agosto de 2010 em 08:39
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    O EURICO TEM RAZÃO – O MOTOR FOI FEITO DENTRO DA FÃBRICA IDÉIA TOTAL DO TEIXEIRA.
    ME LEMBRO UM DIA O OTTO KUTTNER CHEGAR EM CASA COM O FISSORE EQUIPADO COM ESTE MOTOR DE 4 CILINDROS E FALOU DÁ UMA VOLTA. CONFESSO QUE NÃO ACHEI IMPRESSIONANTE , APENAS EM BAIXA ROTAÇÃO ELE ERA MAIS LIMPO E TINHA MAIS TORQUE.

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  • 12 de agosto de 2010 em 15:45
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    Para acabar com o encanto…recebo email dizendo que a imagem é falsa e não existiu a tal da Limousine!!! E agora…

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  • 6 de março de 2011 em 22:45
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    Mestre Saloma,

    De fato tanto a ‘Limousine’, quanto as ‘peruas’ que foram difundidas na WEB, são meras montagens de ‘photoshop’ e meio ruinzinhas. Basta observar o portão, que repete o desenho onde foi ampliada a imagem.
    Quanto ao motor soube da existência, mas nunca vi e, se o Jan Balder diz que o desempenho não era uma maravilha, só confirma que a falta de investimento em equipamentos para produzir Fissore, foi fatal para que o peso ficasse quase 30% acima do que poderia. A lataria era toda ‘alisada1 com estanho para esconder os defeitos, porque não foram feitos estampos (muito caros) para as prensas, então a carroceria era feita ‘quase’ à mão.

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