A LIMUSINE DA VEMAG
O carro espichou e virou um Fissore Limousine…e segundo o brother Ricardinho, que tem a mais linda Puma DKW, e acredito ser a última que saiu do forno, disse…
“mas uma vez fizeram um motor 4 cilindros na Vemag, com bloco especial fundindo na Sofunge que depois de acertado, fazia o Fissore andar como Malzoni. Triste é que só fizeram um motor destes, que vi pessoalmente e parece que não existe mais”.
“O motor foi farra do departamento de protótipos da Vemag. O Lettry e o Teixeira resolveram fazer o motor. Tinha dois carburadores Solex originais do DKW. A ignição, foi feita com um sensor na polia, que agora não me recordo se era magnético ou de outro tipo. O único lugar que cabia era no Fissore e assim eles montaram e no início, não andava nada. Depois de algum trabalho, acertaram o escapamento, muito importante nos dois tempos, e o motor virou uma fera. Quem guiou o carro na época, na serra da Anchieta, falou que parecia um carro de corrida. Também, apesar do peso do Fissore, o motor devia ter uns 75 HP (chute meu!), muito mais do que os 56HP usuais dos motores S. A última vez que vi o motor estava jogado num canto de uma oficina em Pinheiros. Mas isto há uns bons 10 ou 15 anos atrás”.
Vamos lá então, a busca do danado…valeu Ricardinho!
(reprodução)
Grande Saloma
Faltou vc no Velopark.
Conheci um dos maiores gentlemans que ja vi.
“PAULO TREVISAN”
Grande abraço
Fernando Daier
Fernando…meu caro se contar pra vc que não fui, porque não tinha vôo de volta vc acreditaria. Tentei fazer umas interligações malucas, entre avião e ônibus ou alugar um carro, mas de última hora só mesmo, dor de dente e dor de barriga! Mas fiquei acompanhando pelo site do Velopark e vi que a pista muito interessante. Gostaria muito de tocar meu Okrasinha por lá…faria um racha bacana com o #96. abs
Já ouvi comentários de que esse motor DKW 4 cilindros tinha sido feito a partir de dos blocos, cada qual com um de seus cilindros cortados e posteriormente soldados. – Quanto ao virabrequim não tinha maiores problemas por ele ser fabricado em partes. – Certa vez perguntei ao Lettry sobre esse motor e ele desconversou, dizendo que não havia participado do projeto e não deu maiores detalhes. – Consta também que esse Fissore teria percorrido todo o Brasil nas mãos de um inspetor da Vemag visitando revendas.
Maravilha de informação Eurico…
Mestre Saloma
Por favor mais disto!!!! O Lusinha Gomes deve estar babando numa hora desta !! ( A propósito ele viu ? )
Principalmente que o experimento foi da própria Vemag , pelo que entendi, certo ?
Foi e como falou o Ricardinho, foi uma aventura dos cabras lá de dentro. Agora estamos atrás do paradeiro do motor ou o que restou…abs
Sim Fernando. – O projeto nasceu dentro da Vemag. – Talvez o Crispim possa ter participado. – Alguém perguntaria a ele? – Vou procurar o Henrique Iwers e ver se ele tem alguma informação.
O EURICO TEM RAZÃO – O MOTOR FOI FEITO DENTRO DA FÃBRICA IDÉIA TOTAL DO TEIXEIRA.
ME LEMBRO UM DIA O OTTO KUTTNER CHEGAR EM CASA COM O FISSORE EQUIPADO COM ESTE MOTOR DE 4 CILINDROS E FALOU DÁ UMA VOLTA. CONFESSO QUE NÃO ACHEI IMPRESSIONANTE , APENAS EM BAIXA ROTAÇÃO ELE ERA MAIS LIMPO E TINHA MAIS TORQUE.
Para acabar com o encanto…recebo email dizendo que a imagem é falsa e não existiu a tal da Limousine!!! E agora…
Mestre Saloma,
De fato tanto a ‘Limousine’, quanto as ‘peruas’ que foram difundidas na WEB, são meras montagens de ‘photoshop’ e meio ruinzinhas. Basta observar o portão, que repete o desenho onde foi ampliada a imagem.
Quanto ao motor soube da existência, mas nunca vi e, se o Jan Balder diz que o desempenho não era uma maravilha, só confirma que a falta de investimento em equipamentos para produzir Fissore, foi fatal para que o peso ficasse quase 30% acima do que poderia. A lataria era toda ‘alisada1 com estanho para esconder os defeitos, porque não foram feitos estampos (muito caros) para as prensas, então a carroceria era feita ‘quase’ à mão.